Eventos Abertos
O EVENTO
Um encontro sobre a importância do brincar na primeira infância, é o nosso objetivo.
Brincar é representado pelo mover-se no mundo, perceber causa e efeito em um universo tão delicado e singelo onde somente uma comunicação suave consegue estabelecer conexão.
É preciso conversar e observar para reconhecer as diferentes infâncias e suas brincadeiras, tanto em espaços escolares como não escolares.
Entender a ludicidade como elemento essencial da dinâmica humana, que permite o desenvolvimento pleno das capacidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas é fundamental para uma infância rica.
PÚBLICO
Todos os interessados no desenvolvimento da primeira infância, que envolvem desde babás, cuidadores infantis, pais, mães, avós, educadores, brincadores, psicólogos, fisioterapeutas e os demais profissionais que se sentirem instigados a estudar conosco.
CONTEXTO
Percebemos em Teresina um momento em que muito se fala em crianças, cuidados, entretenimento, eventos infantis e isso nos instiga a ir além. Buscamos conhecimentos científicos que nos deem mais pistas sobre que infâncias são essas, com que olhar devemos observa-las e estimula-las.
Um encontro para trocas. Um momento para reflexão. A ideia é realizar um evento grande, que não será um congresso, nem uma roda de mães, mas será oportunidade de transformar a visão de quem brinca = se relaciona = cuida = ensina crianças pequenas.
PALESTRANTES
Carla Fernanda Sá - PI
Mestrado e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (UnB)
Formação em Clínica Infantil Analítico - Comportamental (Núcleo Paradigma-SP)
Formação aprimorada em Applied Behavior Analysis (ABA) GRADUAL - SP
Educadora Parental International Positive Discipline Early Childhood Educator - Associação de Disciplina Positiva (EUA)
Pós graduação em Psicologia Positiva, ciência do bem-estar e auto realização (PUCRS) - Cursando
Mara Marques - PI
Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia neurológica e fisioterapia dermato funcional, habilitada ao conceito Boabath pela ABRADIMENE (Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais), mãe de dois, dinda de muitos e idealizadora/fundadora do projeto Mc Phee.
Lígia Pacheco - SP/PE
Neurocientista e Neuropsicóloga
Mestre em Filosofia da Educação
Marina Castelo Branco - RJ/PI
Psicóloga, mestra em psicologia do trabalho, mãe de três, ativista do brincar no Coletivo Genthe Pequena e empreendedora na empresa Oficina de Babás.
Tetê Brandão - PE
Arquiteta e Contadora de Histórias
Especialista em educação infantil e oficinas para bebês
Mariana Americado - SP
Especialista em educação e Arte 0 a 3 anos
Membro da Rede Pikler Brasil
O EVENTO
Acontecerá em auditório fechado, com ar condicionado, com capacidade para 150 pessoas, tendo a sua duração de oito horas divididas em 6 palestras com palestrantes locais e nacionais todos com qualificação e certificação voltados para o tema do evento.