Programa de Desenvolvimento
Tempo de Explorar
Primeira infância: zero a seis
Nosso Programa de Desenvolvimento infantil é focado em promover experiências e vivências que ajudarão a construir as bases necessárias para um desenvolvimento integral efetivo.
Durante cada semana a nossa programação é pensada para que a criança possa explorar essas vivências dentro de cada uma das atividades propostas.
Vamos apresentar quais habilidades serão trabalhadas em cada uma delas respectivamente. Vamos lá?
- Ateliê livre
- Brincar livre
- Corpo e movimento
- Cultivo
- Exploração sensorial
- Imaginação e fantasia
- Panelinha
- Roda de música
Ateliê livre
Foi planejado para estimular diferentes habilidades dos pequenos. A organização do espaço e das propostas de mesa são pensados de maneira a serem desafiadoras e incentivadoras, com objetos e materiais diversos. Tudo para estimular descobertas e oportunizar momentos de aprendizado.
Como um laboratório de pesquisas e descobertas, o Ateliê proporciona mais autonomia e possibilidade de vivências para as crianças; objetivando favorecer o aperfeiçoamento de habilidades motoras. Além de promover trocas que facilitam novos entendimentos sobre os processos cognitivos e expressivos das crianças relacionados ao desenvolvimento neuropsíquico, como o proprioceptivo, o vestibular, o processamento visual e o sensório-motor.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Coordenação motora fina
- Coordenação visomotora
- Concentração
- Criatividade
- Imaginação
Brincar livre
O brincar livre é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A grande diferença desse modo de brincar é que a iniciativa e todo o desenvolvimento das atividades partem da própria criança. Quando brincam em grupos, elas precisam negociar entre si e são responsáveis por tomar decisões, definir a ideia da brincadeira e expor suas opiniões.
O brincar livre é onde a criança explora o ambiente em que está, se diverte criando seu mundo e dando asas a imaginação, no seu próprio ritmo, tempo e criatividade. Aqui o seu pequeno tem um mundo de descobertas para brincar e explorar livremente.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Possibilita vivências e interações sociais
- Promove desenvolvimento integral
- Favorece a potência criativa
- Construção de confiança
- Desenvolve autonomia
Corpo e Movimento
Essa é uma atividade que trabalha a motricidade livre. Buscamos incentivar as habilidades motoras das crianças oferecendo nossa estrutura física da casa, dos nossos mobiliários apropriados, brinquedos e brincadeiras, elas fundamenta a propriocepção como um todo promovendo maior noção espacial, força, equilíbrio, os apoios, a agilidade, a consciência corporal assim como a promoção do desenvolvimento da autonomia.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Organização da estratégia
- Coordenação motora ampla
- Confiança
- Autonomia
- Equilíbrio
- Alongamento
- Concentração
Cultivo
Objetiva promover o contato com a natureza, valorizando a conscientização da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento humano e social das crianças visando a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.
As crianças possuem contato com as diferentes texturas, cores e formas das folhas, que permite uma riquíssima exploração tátil e visual. Além disso, trabalha a linguagem ao ser uma atividade que permite introduzir um novo repertório de palavras como raiz, caule, folhas, colher, regar entre outras.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Promover melhor desempenho acadêmico, físico e mental
- Favorece entendimento sobre tempo e espera (aprendizagem e prática)
- Incentivar bons hábitos alimentares
- Apresenta origem dos alimentos
- Promover desenvolvimento motor
- Incentiva a cuidar da natureza
- Raciocínio lógico
- Estimula trabalho em equipe
- Exploração tátil e visual
- Linguagem
Exploração Sensorial
É possibilitar o contato com elementos sensoriais muitíssimos importante, pois eles auxiliam o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos.
Toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma a partir dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, por isso a importância das atividades sensoriais. Ao proporcionar um conjunto de estímulos sensoriais estamos contribuindo com a estrutura neurológica da criança. Durante essas atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam novos caminhos neurais para melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar essa capacidade cognitiva.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Visão, tato, olfato, paladar e audição
- Desenvolvimento cognitivo
- Coordenação motora
- Noções espaciais
- Concentração
- Linguagem
- Imaginação
Imaginação e Fantasia
Ter contato com livros e histórias é um dos principais caminhos para transmitir conhecimento e estimular a imaginação. Nesse sentido, buscamos inserir a criança no contexto da história da semana através dos elementos, espaços e músicas, criando um ambiente agradável para que os pequenos fiquem confortáveis e atentos ao que é proposto.
Possibilitar esse contato com leitura, livros e histórias, auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da preocupação de símbolos. São introduzidos no repertório da criança novas palavras e significados, elementos culturais e conceitos morais, tais como o bem e o mal. Além disso, é essencial para a formação do imaginário da criança e para ela compreender o mundo ao seu redor e a si mesma.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Promover interesse e hábito à leitura
- Ampliação de experiências sociais
- Desenvolvimento da imaginação
- Desenvolvimento da capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos
- Ampliação ao vocabulário
- Potencialização da importância da linguagem oral e escrita
- Formação do imaginário
- Concentração (ao se manterem atentos para ouvir a história)
Panelinha
Para os pequenos, lidar com a proporção de alimentos é pura diversão, mas o que parece apenas brincadeira é, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. Nos momentos das experimentações temos a possibilidade de inserir diversos conteúdos curriculares correlacionados ao tema alimentação saudável e nutricional, como matemática, geografia, história entre outros.
Além disso, é uma oportunidade de construir uma relação mais saudável com a comida, pois as crianças passam a conhecer os alimentos e começar a entender o processo que há por trás da preparação. Elas põe a mão na massa tendo contato com os diferentes cheiros, texturas, cores e sabor dos alimentos.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Análise sensorial
- Conhecer sobre a origem dos alimentos
- Familiarização com os alimentos em diversas formas (crus, cozidos, inteiros, cortados)
- Vivenciar e entender sobre bons hábitos alimentares
- Coordenação motora fina
- Imaginação e criatividade
- Raciocínio lógico
- Concentração
- Linguagem
Roda de Música
Atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore suas habilidades motoras, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura, além de envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações.
A musicalidade, com sua forma lúdica de alcançar as crianças se torna uma ferramenta que as ajudam a desenvolverem um universo que conjuga expressão de sentidos, suas próprias ideias, valores culturais e ainda os auxilia com a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior
PRINCIPAIS ESTÍMULOS:
- Favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade do senso crítico
- Libera endorfinas pelo prazer de ouvir músicas
- Trabalha consciência corporal e movimentação
- Concentração e atenção
- Respeito ao próximo
- Acuidade auditiva
- Socialização
- Desenvolvimento da fala
- Coordenação motora
- Raciocínio lógico
- Sensibilidade musical
- Memória
Venha fazer parte desse mundo de crescimento, experiências e possibilidades.
Viva a alegria, viva a imaginação, Viva Mc Phee!
Para mais informações, preencha esse formulário que a nossa equipe entra em contato com você.